quarta-feira, 2 de março de 2011

Sobre meninas e princesas


"Toda menina sonha em ser uma princesa."

Vi esta frase em um filme, apesar de também lembrar um dos comerciais da Barbie


Mas irrefutavelmente é verdade. A utopia de que as princesas seriam perfeitas, inatingíveis em seus castelos imensos de paredes acinzentadas escondendo deslumbrantes jardins. Ali a princesa estaria a salvo de tudo. Ali mil cavalheiros ansiariam pelo seu afeto, pelo seu sorriso mesmo que sem nenhum intuito romântico, apenas nobremente sendo cavalheiros, atacando todo aquele que ousasse fazer do rosto da princesa descorrer mísera lágrima.

Sonhar ser uma princesa ultrapassa todo imaginário infantil e segue (por vezes persegue) ironicamente garotas do mundo inteiro até a vida adulta. Sonhos que na era do feminismo e independência feminina tornaram-se ridículos - a menina que espera pelo príncipe no cavalo branco. Bem, nem sempre se espera por príncipe, mas quase sempre espera-se ser tratada como princesa.

E ser tratada como princesa, ao contrário do que muitos pensam, vai muito além de se encontrar um príncipe. Vai muito além do relacionamento homem-mulher. Ser tratada como princesa incute tratar-se como uma princesa. Sim, sim, horas no salão se arrumando mesmo que todos já a tenham visto no mais degradável da sua aparência física. Não, não permitir que gritem com você, tampouco que te desrespeitem. Sim, sim, querer o colo de uma fada madrinha, geralmente uma amiga querida que não precisa dizer nada, apenas corresponder com olhar carinhoso e um leve gesto afirmativo de "calma, estou sempre aqui".Ter um conselheiro a quem em geral não se ouve muito, mas a quem sempre se quer por perto.

Sim, mulheres, por mais feministas que sejam sonham em ser princesas: correr pra sua torre e ficar lá olhando pro teto na TPM - "que ninguém me incomode, só me traga um chá, ou melhor, um chocolate". Adormecer "eternamente" até que o amor verdadeiro volte e aqui adormecer vem com o sentido de ficar dormente, de seguir a vida na inércia até ser tocada por algo mágico, transcedental, indescritível. Acordar ao lado de alguém que aceite as birras, as brigas desmotivadas, e que saiba reconhecer num olhar um pedido de desculpas.

Toda menina sonha em ser princesa. É isso.

2 comentários:

  1. Princesa dá um trabalho danado!
    Mas ser bem tratado e tratar bem, isso faz parte do zelo em se viver.
    Não almejo o estrelato das princesas, ando mais para a fanfarra da alegria. Seria um rei barbudo, gordo e feliz. Acho que estou mais para o rei mesmo... me vejo bem contente.
    No mais, é ser feliz e trazer felicidade.
    O mais que barbado: Gentileza gera Gentileza.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Rei barbudo, gordo e feliz, fanfarrão também é massa! E nem precisa a trabalheira de ir ao salão, né amiga?!
    Beijoss

    ResponderExcluir